O choque anafilático é uma reação alérgica que se desenvolve de forma rápida e grave, que afeta diferentes sistemas do corpo ao mesmo tempo. As reações anafiláticas severas podem levar à morte. Muitas vezes, é provocada por substâncias que são injetados ou ingeridos e que chegam desta forma a corrente sanguínea, dando lugar a uma reação explosiva que afeta a pele, nariz, garganta, pulmões e trato gastrointestinal. Hoje, falamos sobre os sintomas e tratamentos de choque anafilático. Em muito casos, o choque anafilático pode acontecer em questão de segundos e causar a morte se não tratada, mas muitas outras reações são mais leves e se resolvem com o tratamento médico adequado. Fatores que desencadeiam um choque anafilático Os fatores que desencadeiam um choque anafilático são os seguintes: – Geralmente a comida é a causa mais comum de choque anafilático, com alimentos desencadeantes, como nozes, frutos do mar, peixes, produtos lácteos, claras de ovo e sementes de sésamo. – Picadas de vespas ou abelhas. – Certos tipos de medicamentos, pólens e outros alérgenos, embora raramente provocam um choque anafilático. – Exercício, se a atividade ocorre após a ingestão de alimentos que causam alergia alimentar. Sintomas do choque anafilático Os sintomas do choque anafilático podem ocorrer em questão de segundos ou não aparecer até 15 a 30 minutos depois ou até mesmo uma hora ou mais após a exposição. -Os primeiros sintomas do choque anafilático costumam estar relacionados com a pele, como vermelhidão e calor na pele, comichão em ingles ou axilas e urticária. -Estes sintomas costumam ir acompanhados deansiedad, sensação de morte iminente, pulso irregular, e, mais tarde, inchaço da língua e garganta, que é acompanhada de rouquidão, dificuldade para engolir e respirar. -Podem ocorrer sintomas de rinite ou asma, causando nariz que moquea, espirros e chiado, que podem agravar a dificuldade para respirar, assim como vômitos, diarréia e cólicas estomacais. Cerca de 25% das vezes você pode sofrer queda da pressão arterial, tontura e perda da consciência. Tratamento eficaz para o choque anafilático Só há um tratamento eficaz para o choque anafilático: a rápida atuação e a epinefrina ou adrenalina injetável, que reverte rapidamente os sintomas anafilácticos. É tipicamente administrado através de um dispositivo de injeção automática, sendo o coxa, o lugar mais comum e eficaz. Além da adrenalina, o tratamento de choque o choque anafilático inclui líquidos e medicamentos que apoiam as ações do coração e o sistema circulatório por via intravenosa. Depois que a pessoa saiu do estado de choque e se estabilize, serão necessários, geralmente, anti-histamínicos e esteróides, que podem ser administrados para reduzir ainda mais os sintomas. A prevenção do choque anafilático é a forma ideal de tratamento, mas não é fácil porque as picadas de insetos são situações que não podem ser antecipados e os alérgenos dos alimentos estão escondidos em uma grande variedade de preparações. Por isso, é vital a identificação do gatilho com o alergistas para poder evitá-lo.

Post Navigation