Há alguns dias, ecoaram de um estudo realizado sobre os hábitos de sono dos espanhóis. O relatório salientava que a grande maioria dos adultos não dormir as 8 horas recomendadas pela OMS, além de destacar outros problemas como má qualidade de sono em um alto percentual de entrevistados ou o complicado que é acordar na segunda-feira e nos incorporarmos à rotina. Todos estes problemas colocam em evidência a necessidade de reforçar a importância de dormir bem para a saúde e o nosso bem-estar. Está mais do que provado que um mau descanso e dormir poucas horas por noite são importantes fatores de risco para sofrer de muitas doenças. Pelo contrário, os benefícios de dormir bem são inúmeros. Neste especial, que foi dividido em duas partes - vamos nos concentrar em como as principais razões por que dormir bem é tão importante. Isso sim, para atingir este importante objetivo, é importante acabar com uma série de coisas de nossa cama e quarto, tal como vimos há poucos dias. – Dormir mal pode fazer você engordar A falta de sono está diretamente relacionada com o aumento de peso. Está demonstrado que as pessoas que dormem pouco têm a pesar mais que as conseguem descansar bem cada dia. É mais, a curta duração do sono é um dos maiores fatores de risco de obesidade. Este problema é especialmente importante em crianças, já que há uma relação muito direta entre não dormir o necessário e os meninos com excesso de peso. Pensa-Se que o efeito do sono sobre o peso é determinado por inúmeros fatores, incluindo os hormônios e a motivação para o exercício. Assim, se você está querendo perder peso, não apenas deverá preocupar-se de mudar a sua dieta e fazer exercício, mas que terá de lutar para conseguir um sono de qualidade. – As pessoas que dormem bem, consomem menos calorias Em relação ao ponto anterior, as pessoas privadas de sono têm mais apetite durante o dia e tendem a ingerir mais calorias. Isto é devido a que a falta lhe sono altera as flutuações diárias nos hormônios do apetite, gerando uma má regulação do apetite. Isso inclui maiores níveis de germina, a hormona que estimula o apetite, e níveis reduzidos de leptina, que lhes hormônio que suprime o apetite. – Dormir bem melhora a concentração e a produtividade O sono desempenha um papel muito importante em diversos processos da função cerebral. Entre eles incluem-se a cognição, a concentração, a produtividade e o desempenho. Todos eles serão afetados negativamente pela falta de sono. Por pôr um exemplo claro, os médicos internos que acumulam mais horas sem dormir comentem 36% a mais de problemas médicos graves contra os que se encontram relaxados. Por outro lado, foi demonstrado que dormir bem melhora a nossa capacidade para resolver problemas e também o desempenho e a memória de crianças e adultos. – Dormir bem melhora o desempenho esportivo Um bom descanso melhora significativamente a velocidade, precisão, tempo de reação e o bem-estar mental. Pelo contrário, dormir menos tempo do que o recomendado é associada a um mau desempenho no esporte. Além disso, as pessoas mais velhas, a falta de sono está associada a andar mais devagar, uma menor força de aderência e maior dificuldade para realizar atividades de forma independente. – As pessoas que dormem pouco têm um maior risco de morte por doenças cardíacas ou acidente vascular cerebral Está provado que a qualidade e duração do sono podem ter um efeito muito importante em muitos fatores de risco. Se você não dorme bem o risco de doenças crônicas e do coração é muito maior.

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