Há alguns dias vos falamos sobre as propriedades nutritivas do abacate, um dos alimentos naturais mais saudáveis que existem, graças ao grande número de propriedades nutritivas que tem. Hoje vamos nos concentrar nos principais benefícios do abacate para o nosso organismo e saúde. Benefícios do Abacate para a saúde São tantas as propriedades benéficas do abacate para a saúde que tem para a saúde desta fruta, que quisemos dividir em duas partes deste especial. Em seguida, os 5 principais benefícios do abacate: – O abacate é extremamente nutritivo O abacate ganhou uma enorme popularidade nos últimos anos entre as pessoas que gostam de cuidar de sua dieta e, portanto, a sua saúde. Não é de admirar, já que estamos falando de um super-alimento que possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Os abacates contêm uma grande variedade de nutrientes, entre os quais se destacam 20 diferentes vitaminas e minerais. É rico em vitaminas K, Folatos, vitamina C, B5, B6 e e, além de conter uma quantidade muito importante de Potássio. Em menor medida, também contém pequenas quantidades de Magnésio, Manganês, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina). Por se fosse pouco, 100 gramas de abacate contém apenas 160 calorias, 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis. Apesar de conter a mesma quantidade 9 gramas de carboidratos, realmente 7 deles são de fibra. Por último, destacar que o abacate não contém nem colesterol ou sódio e são baixos em gorduras saturadas. – São mais ricos em potássio que as bananas A maioria das pessoas não recebem o suficiente de potássio, um nutriente que se encarregar de manter os gradientes elétricos nas células do corpo, além de intervir em numerosas funções importantes. É nesse ponto que entra em jogo o abacate, já que têm um teor altíssimo de potássio. De fato, 100 gramas dessa fruta nos dá a 14% da dose diária recomendada de potássio, contra 10% de bananas, alimento conhecido por seu rico em potássio. Um alto consumo de potássio, ajuda a reduzir a pressão arterial, um dos fatores de risco para sofrer ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal – O abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados naturais O abacate é um alimento rico em gorduras. De fato, 77% das calorias que fornece são de gordura. No entanto, a maioria das gorduras, o abacate são ácido oleico, que é um ácido graxos monoinsaturados (principal componente do azeite de oliva), o que é muito benéfico para o organismo. O ácido oleico ajuda a reduzir a inflamação, e tem demonstrado ter efeitos benéficos sobre os genes relacionados com o câncer. Por último, destacar que as gorduras do abacate são bastante resistentes à oxidação que produz o calor, pelo que o seu óleo é uma opção saudável e segura para cozinhar. – Os abacates são alimentos muito ricos em fibras A fibra é outro dos nutrientes que está presente em quantidades muito altas no abacate. Por sua parte, a fibra é a matéria vegetal não digerível que ajuda a perder peso, reduzir os níveis de açúcar no sangue e prevenir inúmeras doenças. Outro dos benefícios da fibra favorece um bom funcionamento do intestino. Por último, destacar que 100 gramas de abacate contém 7 gramas de fibra, que é 27% de CR. – Os abacates, reduzem os níveis elevados de colesterol e os triglicerídeos Tendo em conta que a doença cardíaca é a causa mais comum de morte no mundo, e que há certos marcadores de sangue que geram um maior risco (colesterol, triglicérides, a pressão arterial, os marcadores de inflamação, entre outros), é importante ressaltar que o abacate é um forte aliado para o nosso coração. Diferentes estudos têm demonstrado que os abacate ajudam a reduzir os níveis de colesterol, de forma significativa, reduzem os triglicerídeos em até 20%, reduzem o colesterol ruim em até 22% e aumentam o "bom" colesterol em até 11%. Para ampliar a informação, recomendamos a leitura de nosso artigo "Benefícios do Abacate". O que vos parecem os principais benefícios do abacate que vos temos indicado em linhas anteriores?

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