A dieta mediterrânea é famosa em todo o mundo por ser um dos modelos de alimentação mais saudáveis e equilibrados, ao combinar uma grande variedade de alimentos, com predominância de produtos hortícolas, frutas, legumes e cereais. Agora contamos os fundamentos da dieta mediterrânea. O melhor de tudo, a dieta mediterrânica é a que oferece um sem-fim de uma variedade de pratos e possibilidades para desfrutar da comida, ao mesmo tempo que cuidamos da nossa saúde. Numerosos estudos têm demonstrado as inúmeras virtudes da dieta mediterrânea: ajuda a manter um peso ideal ou perder os quilos a mais, evita ataques cardíacos, derrames cerebrais, diabetes tipo 2 e até mesmo a morte prematura, além de nos proteger de um grande número de doenças. Apesar de não existir uma definição totalmente aceite da dieta mediterrânica, sim, que é reconhecida como uma das mais saudáveis. Em seguida vos oferecemos uma série de diretrizes para desfrutar dos inúmeros benefícios que oferece segui-la: Quais são os Fundamentos da dieta mediterrânica? Para saber quais são os fundamentos da dieta mediterrânica, tens de ter em conta os seguintes pontos básicos: – Comer de forma normal, como: legumes, frutas, nozes (castanhas), sementes, leguminosas, batatas, cereais integrais, pão, ervas, especiarias, peixes, frutos do mar e azeite de oliva extra-virgem. – Comer com moderação: Aves domésticas, ovos, queijo e iogurte. – Coma apenas em raras ocasiões: A carne vermelha. – Evitar o consumo de: bebidas açucaradas, açúcar adicionado, carnes processadas, grãos refinados, óleos refinados e outros alimentos altamente processados??. ALIMENTOS NÃO SAUDÁVEIS QUE DEVEMOS EVITAR Devem evitar esses alimentos e ingredientes pouco saudáveis: – O açúcar adicionado: água com gás, doces, pastelaria industrial, sorvetes, açúcar de mesa e muitos outros. – Os grãos refinados: pão branco, massas feitas com trigo refinada, etc. – As gorduras trans: encontra-Se na margarina e diversos alimentos processados??. – Óleos refinados: óleo de soja, óleo de canola, óleo de semente de algodão e outros. – Produtos à base de carne: enchidos processados??, cachorros-quentes, hambúrgueres, etc... – Os alimentos altamente processados??: todos aqueles marcados como "baixo teor de gordura" ou "dieta". Para ampliar a informação, recomendamos a leitura de nosso artigo "Benefícios da dieta mediterrânica". Eu vi os fundamentos da dieta mediterrânica?, que vos parecem?

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