O sono desempenha um papel fundamental para desfrutar de boa saúde e bem-estar ao longo de nossas vidas. Ter o suficiente de sono de qualidade é vital para ajudar a proteger a nossa saúde física e mental, além de obter uma boa qualidade de vida e segurança. Hoje, através do nosso blog de Saúde, aqui vão algumas dicas para dormir bem. Boa parte do que sentimos quando estamos despertos depende de o que acontece enquanto estamos dormindo. Durante o sono, nosso corpo continua trabalhando para manter a nossa saúde física e obter um bom funcionamento de nosso cérebro. Além disso, em crianças e adolescentes, o sono também apoia os processos de crescimento e desenvolvimento próprios destas idades. Pelo contrário, o dano causado pela deficiência de sono pode acontecer em um instante (acidente de carro provocado por dormir pouco e mal), ou aparecer com o passar do tempo. Por exemplo, a deficiência contínua do sono pode aumentar o risco de sofrer problemas de saúde crônicos. Do mesmo modo, uma má qualidade do sono pode afetar a nossa capacidade de reação, de aprendizagem, de trabalho, o que pensamos e a nossa relação com o resto. Dormir bem e o suficiente é vital para a boa saúde e evitar o surgimento de inúmeras doenças (problemas musculares nas costas, pescoço e cervical, dores de cabeça, disfunção da articulação mandibular, distúrbios sexuais...). Os distúrbios relacionados ao sono são cada vez mais comuns, sobretudo nas sociedades dos países mais avançados. Recomendações básicas para dormir bem O mal descanso noturno é um problema muito importante, que não se deve menosprezar. Daí que seja estabelecer desde crianças bons hábitos para dormir bem. Embora cada pessoa tem necessidades diferentes em relação ao sono, por regra geral, devem-se seguir as seguintes recomendações básicas para dormir bem: – Quanto nos sentirmos cansados, devemos ir para a cama. É um sinal que nos dá o nosso corpo, por isso o mais adequado é fazer caso. – A cama deve ser somente para dormir ou ter relações sexuais. É dizer, deve-se evitar atividades como ver televisão ou estar com o tablet/smartphone, ou outros dispositivos. – Você tem que tentar deixar as preocupações para fora do quarto. – Seguir uma rotina pode ser uma grande ajuda na hora de dormir. Tomar um banho relaxante, ouvir música calma ou ler alguns minutos são atividades muito aconselháveis antes de dormir. Nos permitirão relaxar e as associamos esse visitante com o repouso. – É importante tentar ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora. – Você tem que controlar o tempo de descanso. Se forem necessárias, não devem exceder os 30 minutos, nem ser demasiado tardias, mas será muito mais difícil conciliar o sono à noite para dormir bem. Se você está muito cansado, é preferível dormir antes desse dia. – Não consumir nas últimas horas do dia, café, refrigerantes ou cigarros. – Durante a tarde e a noite, as refeições devem ser mais leves. Do mesmo modo, não há que abusar dos líquidos após a refeição, pois nos sentiremos mais pesados. – Deve-Se tentar obter um ambiente calmo e acolhedor, em nosso quarto. – Do mesmo modo, como conselho para dormir bem é aconselhável evitar o ruído e a luz no quarto. – Se você não consegue dormir, é preferível levantar-se e ir para outro quarto, e só voltar para a cama quando você notar cansaço. – O exercício físico é um grande aliado com o que contamos para dormir todas as noites. Isso sim, é preferível fazê-lo durante o dia e não nas últimas horas. – Depois do jantar, há que apostar por atividades relaxantes, que nos ajudarão, posteriormente, para dormir bem.

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