A fibra alimentar e os alimentos com probióticos são convertidos em dois dos principais aliados para melhorar o funcionamento do nosso intestino quer saber quais são os produtos mais adequados para incluir em nossa dieta diária, bem como os hábitos a seguir para cuidar da flora intestinal? O que comemos ao longo do dia, desempenha um papel fundamental no cuidado com a flora intestinal, é um ecossistema muito complexo e povoado por diversas bactérias em seu interior que são benéficos para a nossa saúde. Por essa mesma razão, a Editora Amat com o livro "As maravilhas da flora" lançou uma nova campanha para que sejamos conscientes de como é importante cuidar desta parte do nosso corpo através de nossos hábitos alimentares. Por um lado, os probióticos são microrganismos vivos que podem resistir a passagem pelo tubo digestivo e chegar com vida ao nosso intestino para exercer suas funções benéficas a saúde intestinal. Dependendo da estirpe e da espécie, os probióticos têm efeitos diversos sobre o nosso organismo. Um dos mais conhecidos são as chamadas bifidobactérias, que, precisamente, predominam na flora intestinal de crianças, graças a que são alimentados à base de leite materno. Dentro do contexto de uma dieta equilibrada, hás de saber que os probióticos podem tomar diariamente, durante um período de tempo prolongado e indeterminado. Os probióticos que podemos ter ao nosso alcance, já que estão presentes em produtos como os lácteos fermentados, iogurte ou kefir, que é uma bebida de leite fermentado. Além destas bactérias benéficas para a nossa saúde intestinal, esses produtos nos trazem uma série de nutrientes essenciais para funcionar no nosso dia-a-dia, como por exemplo, cálcio, fósforo ou potássio e vitaminas A, D, B12 ou ácido fólico, ideal para as mulheres grávidas e no intuito de evitar as malformações do feto. Outro dos pilares fundamentais sobre os quais deve assentar uma dieta saudável e equilibra a fibra alimentar, que nos ajudará a regular órgãos e sistemas. Apesar de que não se pode digerir no intestino delgado, é capaz de atingir o cólon ou intestino grosso, onde é fermentável. No entanto, na hora de classificar as modalidades de fibra existentes, devemos considerar as chamadas fermentáveis que podemos encontrar em frutas, legumes, cereais e verduras, assim como a não-fermentável presente em cereais integrais, derivados do arroz ou do centeio. Em linhas gerais, de entre os alimentos que podemos escolher no mercado e que nos fornecem a quantidade de fibra necessária são vegetais, como a alcachofra, repolho crespo, espinafre, beterraba, judaica verde, nabo ou escarola. Igualmente, podemos decantarnos por frutas como mirtilo, amoras, bananas, abacate, marmelo ou goiaba, leguminosas como feijões secos, a judaica pinta seca, soja ou lentilha, cereais como a biscoito integral, aveia, germe de trigo, pão de centeio ou pão de forma integral, bem como frutos secos, tais como a avelã, o amendoim e sementes de girassol. Recomenda-Se ingerir a cada dia cerca de 25 gramas de fibra alimentar, assim como iogurtes e leites fermentados. Um menu ideal para cuidar de nossa Flora Intestinal é composta dos seguintes ingredientes: -Para o café da manhã: podemos optar pelo pão integral, torradas e cereais, assim como o leite, iogurte ou leites fermentados com bifidus, queijo ou fruta da época. -A meio da manhã não devemos nos esquecer de incluir frutos secos, bem como alguns dos produtos expostos em linhas anteriores. -Para a comida, temos de incluir legumes (seja cru em forma de salada ou cozida), aves, peixes, frutos do mar ou legumes como prato principal e como sobremesa, iogurtes, leites fermentados com bifidus ou fruta. -Para o lanche seria aconselhável optar por algum leite ou frutas. -Finalmente, para o jantar, também temos de incluir vegetais crus ou cozidos, arroz integral, peixe ou ovos, e como sobremesa, iogurtes, leites fermentados com bifidus ou fruta. Além destas diretrizes da alimentação, não temos que deixar de lado o exercício físico diário, evitar os laxantes sem prescrição médica, dirigir-se ao serviço quando o corpo solicitado e não esperar desnecessariamente, evita o consumo de legumes flatulentas como o brócolis, alcachofra, aipo ou couves-de-Bruxelas. Mas vós? , você também seguem uma dieta saudável em prol de melhorar a flora intestinal?, o que vos parece a campanha da Editora Amat para cuidar de nossa flora intestinal? Post Patrocinado

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