Gostaria de dormir melhor e a dar o descanso que seu corpo e mente precisam?, através do nosso blog de Saúde gostaríamos de lhe dar algumas recomendações para que possa descansar melhor. Todos nós podemos fazer pequenas coisas no nosso dia-a-dia, que nos ajudem a melhorar a nossa saúde e proteger-nos contra doenças. Comer bem, fazer exercício e um bom descanso são fundamentais para desfrutar de boa saúde e bem-estar ao longo de nossas vidas. Mas cada vez estamos mais preocupados sobre a necessidade de levar uma vida saudável, ainda resta muito por fazer. Hoje queremos nos concentrar em um aspecto fundamental em nossas vidas, como é o descanso e principalmente dormir bem. E é que o sono desempenha um papel vital se quisermos ter boa saúde física e mental. Quando estamos dormindo, nosso corpo continua trabalhando para manter a nossa saúde e garantir um bom funcionamento do cérebro. Além disso, o sonho apoia processos tão importantes como o crescimento e o desenvolvimento em crianças e adolescentes. Um mal repouso prolongado no tempo pode aumentar o risco de doenças, além de reduzir a nossa capacidade de aprendizagem, de reação, de trabalho e de nossas relações com o resto. Hoje, ele dorme pior, o que tem gerado uma maior incidência de distúrbios relacionados ao sono, problemas musculares, dores de cabeça, doenças crônicas, perturbações sexuais, disfunção da articulação mandibular... Dicas para dormir melhor Como vemos, uma má noite de sono origina a médio e longo prazo inúmeros problemas. Por isso é tão importante o estabelecimento de bons hábitos de sono desde pequenos. Embora as necessidades de sono variam de acordo com cada pessoa, é importante seguir uma série de regras e dicas que nos ajudam a dormir bem. – Fazer exercício O esporte é um dos grandes aliados do nosso descanso, já que não só nos ajuda a estar mais cansados, mas que provoca com o passar das horas de um resfriamento do corpo, o que contribui para um bom descanso. Daí que seja mais aconselhável fazer desporto ou exercício da tarde, que não à noite. – Fazer atividades relaxantes Depois de jantar é importante apostar por atividades como a leitura, ouvir música ou rádio, ver televisão, pintar.. Nos ajudarão a relaxar antes de dormir. – Jantar leve As refeições devem ser ligeiras, a partir das 8 da noite, para evitar sentir-nos pesados e poder dormir melhor. Do mesmo modo, é importante não abusar dos líquidos antes de dormirnos. O jantar deve ser feito sempre pelo menos duas horas antes de deitar. – Eliminar certos alimentos e produtos Para poder dormir bem, no jantar devem-se eliminar os alimentos gordurosos, açúcares e refrigerantes. Igualmente, é importante dispensar o café e o tabaco nas últimas horas do dia – Dormir sem luzes A luz altera o nosso ciclo de sono-vigília, daí que seja tão importante dormir às escuras. Devemos evitar dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets ou tv na cama. A cama deve ser usada apenas para dormir ou ter relações sexuais. – Limita as sonecas por dia Sempre que necessárias, as descanso não devem exceder os 30 minutos, ou ser muito tarde, porque senão será muito mais complicado conciliar o sono à noite. Se estamos cansados, pode sempre optar por ir para a cama mais cedo à noite. Para mais informações, recomendamos ler o nosso artigo "Dicas para dormir bem" O que vos parecem estas recomendações para dormir melhor?

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