O abacate é um tipo muito singular de frutas, já que, ao contrário da maioria das frutas que são ricas em hidratos de carbono, este é rico em gorduras saudáveis e são muitas as propriedades do abacate. Mas, acima de tudo, o que a torna especial é a quantidade de benefícios importantes que tem para a saúde. Benefícios e propriedades do abacate Em seguida vos oferecemos uma lista com os principais propriedades nutritivas do abacate, que nos encorajando-o a bom seguro para incluir este alimento da nossa dieta habitual. O abacate é extremamente nutritivo De fato, o abacate é muito apreciado pelo seu alto valor nutritivo, e, além disso, você pode adicionar todos os tipos de pratos, graças ao seu bom sabor e textura. Apesar de ser mais conhecido por ser o ingrediente do guacamole, o abacate pode ser usado para uma grande variedade de pratos. O abacate é conhecido como um dos "super-alimentos", graças às suas enormes propriedades benéficas para a saúde. Esta fruta contém uma grande variedade de nutrientes, entre os quais se incluem os 20 diferentes vitaminas e minerais. Em seguida, os nutrientes mais abundantes que contém, em uma porção de 100 gramas: Vitamina K: 26% da dose diária recomendada. Folato: 20% da dose diária recomendada. Vitamina C: 17% da dose diária recomendada. Potássio: 14% da dose diária recomendada. Vitamina B5: 14% da DDR. Vitamina B6: 13% da DDR. Vitamina E: 10% da dose diária recomendada. Além disso, contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo, vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina). Uma porção de abacate teria um aporte de 160 calorias, 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis. Embora também contém 9 gramas de carboidratos, 7 deles são de fibra, por isso que só há dois carboidratos "líquidos". Estamos, portanto, diante de um alimento pobre em carboidratos. Outros benefícios do abacate é que não contém colesterol ou sódio, além de serem baixos em gorduras saturadas. Como vemos, o abacate está carregado de nutrientes muito importantes, como gorduras saudáveis, fibras e muitas vitaminas e minerais. Por compará-lo com outra das frutas mais recomendadas, como a banana, o abacate tem mesmo mais potássio. Este mineral é muito importante para muitas funções importantes do organismo e ajuda a manter gradientes elétricos nas células do corpo. Assim, 100 gramas de abacate traz-nos um 14% da dose diária recomendada de potássio, contra 10% que trazem as bananas, que são um dos alimentos mais ricos em potássio. Se quiser saber mais sobre este super alimento deve ler-se: Benefícios do abacate

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