Embora sempre se considerou que os legumes são altamente recomendados na dieta de qualquer pessoa, nos últimos tempos, já não há tanta unanimidade quando se pergunta para os especialistas. Alguns consideram que são muito nutritivos e essenciais em qualquer dieta saudável, enquanto que outros marcado como nocivas. É mais, há pessoas que optaram mesmo por eliminar por completo os legumes de sua cozinha. Neste artigo pretendemos refletir sobre este tema e lançar um pouco de luz sobre este assunto de hoje. Quais são as leguminosas? A família das leguminosas é composta por uma série de plantas que produzem uma vagem com sementes em seu interior. Neste artigo utilizaremos o termo "legumes" para se referir a essas sementes. Entre as leguminosas comuns são alimentos tão conhecidos como as lentilhas, ervilhas, feijão, grão-de-bico, feijão ou soja, entre outros. Os diferentes tipos que existem variam muito quanto ao aporte nutricional que oferece, a sua aparência, o sabor e o uso. Os legumes são muito ricas em proteínas e fibras As leguminosas têm um notável perfil nutricional, e são uma fonte muito rica em fibras saudáveis e proteínas. Por fazer uma idéia, uma xícara de lentilhas cozidas nos fornece: – 18 gramas de proteína – 16 gramas de fibra – 40 gramas de hidratos de carbono – 37% da quantidade diária recomendada de ferro – 90% da RDA de folato – 18% RDA de magnésio – 21% RDA de potássio – Mais de 10% da RDA de vitamina B1, B3, B5 e B6, fósforo, zinco, cobre e manganês. Este aporte nutricional implica apenas 230 calorias, por isso que as leguminosas têm um grande valor nutritivo, caloria por caloria. Por outro lado, as leguminosas possuem a capacidade de fixar o nitrogênio da atmosfera, que é um componente essencial dos aminoácidos, os blocos de construção das proteínas. É por estes motivos que as leguminosas são uma das melhores fontes vegetais de proteínas da dieta. Por se fosse pouco, os legumes são muito baratas, por isso são um alimento básico em muitos países em desenvolvimento. As leguminosas contêm antinutrientes Tudo não estavam a ser notícias positivas, já que os legumes contêm os chamados antinutrientes, que são substâncias que interferem na digestão e absorção de outros nutrientes. Este dano é dada em legumes crus, por isso que se preparam com os métodos apropriados, podemos nos desfazer de a maioria destes antinutrientes. As leguminosas são ricas em fibras saudáveis Uma das principais propriedades nutricionais das leguminosas é que são muito ricas em fibras saudáveis. Favorecem a formação de ácidos graxos de cadeia curta, tais como o butirato, que melhora a saúde do cólon e reduz o risco de câncer de cólon. Pelo contrário, o consumo de legumes costuma gerar alguns efeitos colaterais desagradáveis, como os gases e o inchaço. Outra vantagem do consumo de legumes, graças ao amido resistente e fibras solúveis que contêm, é que são muito saciantes, o que reduz a ingestão de alimentos. São, portanto, de grande ajuda para perder peso. Também são muito eficazes no objetivo de diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições, além de melhorar a sensibilidade à insulina. Outros benefícios para a saúde de legumes O consumo regular de legumes foi relacionado por diversos estudos com um menor risco de sofrer doenças do coração, além de diminuir os níveis de colesterol. Também ajudam a reduzir a pressão sangüínea e têm efeitos muito positivos sobre os triglicerídeos. Outros benefícios para a saúde de legumes Os legumes estão relacionadas com inúmeros benefícios para a saúde, têm um impressionante perfil nutricional e são uma das melhores fontes vegetais de proteínas. Não obstante, ao igual que muitos outros alimentos vegetais também contêm os chamados antinutrientes, que podem afetar o seu valor nutricional. No entanto, este problema pode neutralizar com os devidos métodos de preparação na cozinha. Assim, poderíamos dizer que os legumes não devem faltar em nenhum lar, já que corretamente preparadas são muito saudáveis, quando consumidos como parte de uma dieta equilibrada.

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