Você sabe quais alimentos são saudáveis para o Natal? e os que não o são?, se vamos contar neste post do nosso blog de Saúde. Como cada ano, a Navidadse sobre e acaba por ser uma época em que come em excesso e, na maioria das vezes, não são os alimentos mais recomendados, mas isso não quer dizer que todos os alimentos que se comem nas festas sejam maus, mas é preciso saber combinar e escolher os alimentos mais adequados para cada situação. Composição nutricional dos alimentos e de Natal mais típicos Vamos ver qual é a composição nutricional dos alimentos mais populares em Natal: Peixes e frutos do mar A composição do peixe é semelhante à carne, mas com marcadas diferenças em relação ao seu teor de micronutrientes, destacam-se as vitaminas do grupo B, como a B1, B2, B3, B12, A e D, principalmente em peixes gordos e minerais, como o potássio, fósforo, sódio, cálcio, magnésio, ferro e iodo de acordo com o peixe que se tenha escolhido. Os peixes magros e em frutos do mar, a proporção de água é de 75-80%, sendo inferiores os peixes azuis e as gorduras são os nutrientes mais abundantes em peixes azuis, e os mais energéticos, cerca de 120-200 Kcal/100 gramas, quase o dobro do que os peixes brancos e frutos do mar. 100 gramas de qualquer peixe proporcionam cerca de um terço da quantidade diária recomendada de proteínas, as quais em peixes e frutos do mar é de alto valor biológico, apesar de o conteúdo em hidratos de carbono não é relevante. Carnes É um dos alimentos mais apreciados nessas datas e mais utilizados do que outros. A carne de cordeiro e cabrito, juntamente com a carne de porco possuem uma gordura saturada, por isso são considerados carnes de consumo ocasional. A carne de bovino tem uma saturação intermediária, seguida das carnes brancas, como o peru ou frango. O conteúdo de colesterol da carne de porco é de cerca de 70 mg/100 g. de carne, embora semelhante à carne de frango, cerca de 69 mg/100g. e ligeiramente superior ao da carne de vitela cerca de 60-65mg./100g. e o coelho tem uma gordura insaturada, menor do que 3%. São fontes de energia, mas como são produtos de origem animal têm colesterol. As carnes são fontes importantes de ferro, zinco e fósforo, mas são deficientes em cálcio, iodo e magnésio, também fornecem vitaminas do grupo B, embora não especialmente de ácido fólico. Frutos secos Os frutos secos que tanto se tomam em Natal dão em apenas 25-30 gramas cerca de 150 kcal ou o que é o mesmo como uma maçã grande, sendo os pistaches, castanhas de caju e amêndoas, os mais proteicos de todos. São pobres em gordura saturada, mas muito ricos em ácidos gordos Ómega 3, 6 e 9, fornecem grande quantidade de fibras e não contêm colesterol. Nougat Os bolos de Alicante e Montijo são uma mistura de amêndoas, açúcar e mel e cerca de 100 gramas fornecem algumas 540-560 kcal, contém poucas gorduras saturadas, apenas 8%, e a maioria são gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas e não possuem colesterol. São ricos em vitaminas A, e e parte do complexo B, além de fósforo e potássio, e muito ricos em proteínas e aminoácidos essenciais, mas têm o inconveniente de a presença excessiva de açúcares. Para uma informaciçon complementar, sugerimos ler o nosso artigo "10 pratos de baixas calorias para o natal" O que vos parece esta informação sobre os alimentos saudáveis e os que não o são tanto para o Natal?

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